Grande Loja Maçônica de Minas Gerais formaliza patrocínio a Museu da Inconfidência de Ouro Preto

A Grande Loja Maçônica de Minas Gerais (GLMMG) reuniu-se nesta terça-feira (09/07), com representantes do Museu da Inconfidência de Ouro Preto (MG), em cuja oportunidade formalizou patrocínio (R$ 17.600,00) para restauração do quadro “Leitura da Sentença de Tiradentes” - importante obra artística do final do Império.

            Estiveram presentes à reunião o Grão-Mestre, Edilson de Oliveira, o Grande 1º Vigilante, Sérgio Quirino Guimarães, o Grande 2º Vigilante, Rodrigo Otávio dos Anjos, o Venerável Mestre, Irmão Luís Edmir Ferreira Nunes e Antenor Rodrigues Barbosa Júnior, da Loja Confidentes de Vila Rica nº 138. Representou o Museu a diretora Margareth Monteiro, acompanhada do profissional Aldo Celso de Araújo, que se encarregará de realizar o trabalho de restauração.

            O quadro “Leitura da Sentença de Tiradentes” é de autoria de Leopoldino de Faria (1836-1911), pintor oficial da Academia Imperial do Rio de Janeiro, retrata de forma intensa o julgamento de Tiradentes.

            Dotada de 3,2 metros de largura por 2,7 metros de altura, moldura dourada em rococó (estilo que surgiu na França como desdobramento do barroco), a tela já passou por algumas intervenções no decorrer do tempo e, novamente apresenta importantes desgastes, que serão, agora, corrigidos através desta anunciada restauração.

             Cedida pela Câmara dos Vereadores da cidade, ao retornar à exposição no Museu, após a restauração, ostentará placa informativa, com caracteres bilíngue, creditando à GLMMG este feito que se tornará de conhecimento dos mais de 200.000 (duzentos mil) turistas que anualmente frequentam esse notável Museu.

             É a GLMMG realizando seus princípios e objetivos institucionais vinculados aos valores culturais, cívicos e de cidadania.