www.cmsb.org.br

Switch to desktop Register Login

13ª CONFERÊNCIA MUNDIAL DE GRANDES LOJAS MAÇÔNICAS REGULARES

Grao-Mestres-brasileiros-perfilados

BUCARESTE - ROMÊNIA - DE 14 A 18.5.2014

De forma inédita, as 27 Grandes Lojas Brasileiras estiveram presentes a um evento maçônico internacional, a 13ª Conferência Mundial das Grandes Lojas Regulares, realizado na cidade de Bucareste - Romênia, no período de 14 a 18.5.2014, deixando evidente a unidade e a comunhão de propósitos que reinam na Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil - CMSB.

Esta participação em bloco, além de despertar o interesse no seio da comunidade maçônica mundial, foi decisiva na eleição do Irmão Radu Balanescu (Grão-Mestre da Grande Loja Nacional da Romênia) ao cargo de Secretário Executivo da conferência Mundial das Grandes Lojas Regulares, em substituição ao Irmão Thomas Willian Jackson, que esteve à frente desse Organismo por quase duas décadas com reconmhecida dedicação.

Ir-Radu-Balanescu-e-Ir-Thomas-Willian-Jackson

O Secretário Executivo, Irmão Radu Balanescu, comprometeu-se em nomear para o "board" executivo da nova administração, também pela primeira vez, um Delegado indicado pelas Grandes Lojas do Brasil. A indicação do nome do Irmão para essa função será feita no final de julho, após a XLIII Assembléia Geral da CMSB em Belo horizonte, quando estarão reunidas as 27 Grandes Lojas.

No curso dos seminários realizados nesta XIII Conferência foram abordados os seguintes assuntos:

"A Maçonaria como Compromisso Social: como valores do Ofício podem mudar a vida de um Maçom e como um Maçom pode mudar a Sociedade".

"A Fraternidade Maçônica: onde a Fidelidade e a Moralidade reafirmam seus valores".

"Os conceitos de Igualdade e Tolerência: os valores maçônicos que podem definir o Século XXI, um século de mudanças sociais dramáticas"

"A maçonaria e os desafios da comunicação eletrônica: como nos comunicamos e como vamos nos adaptar à nova realidade da cominucação instantânea".

" Altruismo Maçônico: maneiras específicas para nos envolvermos na vida das comunidades" e

" De que maneira os antigos princípios e a existência maçônica podem contribuir para a construção de um mundo melhor".

Cerca de 300 participantes dos mais diversos países tiveram o privilégio de confraternizar neste encontro, fortalecendo laços fraternos e ampliando reconhecimentos.

Os Seminários e Plenárias foram realizadas no Palácio do Parlamento Romeno.

O calendário para as quatro próximas Conferências Mundiais ficou assim definido:

14ª nov/2015 - Cidade de São Francisco - Estados Unidos

15ª mai/2017 - Cidade de Antananarivo - Madagascar

16ª nov/2018 - Cidade do Panamá - Panamá

17ª mai/2020 - Cidade de Jerusalém - Israel

 

Fonte: Grande Loja de Santa Catarina