www.cmsb.org.br

Switch to desktop Register Login

XLIV ASSEMBLEIA GERAL DA CONFEDERAÇÃO DA MAÇONARIA SIMBÓLICA DO BRASIL – CMSB

XLIV ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DA CONFEDERAÇÃO DA MAÇONARIA SIMBÓLICA DO BRASIL

A cidade de São Paulo sediou a XLIV Assembleia Geral da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil – CMSB. A cerimônia de abertura ocorreu na noite de quinta-feira, 9 de julho, e se encerrou no dia 13 de julho, segunda-feira.

A CMSB é um evento que congrega todas as 27 Grandes Lojas brasileiras e que se realiza anualmente. A última edição aconteceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, no ano passado. Durante a CMSB os Grão-Mestres se reúnem com seus assessores e discutem temas que busquem a melhorar a nossa sociedade como um todo.

A abertura da XLIV Assembleia Geral da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil – CMSB, contou com a presença de 2.000 participantes de todos os Estados do Brasil e do Distrito Federal. Foi realizado por ocasião do evento o lançamento do selo comemorativo pela Empresa Brasileira de Correios e realizadas diversas obliterações por várias autoridades.

O Geraldo Alckmin, Governador do Estado de São Paulo, destacou a participação de Maçons na Revolução Constitucionalista de 1932, comemorada no dia 9 de julho, dia da abertura. Disse da satisfação de receber em São Paulo um evento de tal magnitude, destacou a iniciativa da Maçonaria ao lançar a campanha “Corrupção Nunca Mais” e que o governo e o povo precisam da Maçonaria como exemplo a nortear ações no sentido de construir uma sociedade melhor.

O Irmão Ronaldo Fernandes, Presidente da XLIV Assembleia Geral da CMSB, deu as boas vindas a todos, falou sobre os objetivos da Maçonaria que é o de tornar mais feliz a humanidade e que precisamos oferecer alternativas e mostrar o caminho para chegar a esse objetivo. Comentou sobre o projeto “Corrupção Nunca Mais” e afirmou que a Grande Loja de São Paulo se compromete em conseguir um milhão de assinaturas. Para finalizar, convocou a todos para concentrar esforço cada qual em seu Estado para que juntos possamos cumprir a meta que é de um milhão e meio de assinaturas.

As principais autoridades presentes neste evento foram:

  • Irmão Etevaldo Barcelos Fontenelle, Secretário Geral da CMSB
  • Irmão Ronaldo Fernandes, Presidente da XLIV Assembleia Geral da CMSB e Grão-Mestre da Grande Loja do Estado de São Paulo
  • Irmão Radu Balanescu, Secretário Geral da Confederação Mundial das Grandes Lojas Regulares
  • Irmão Oscar de Alfonso Ortega, Presidente da Confederação Maçônica Interamericana
  • Irmão Rudy Barbosa Levy, Secretário Executivo da Confederação Macônica Interamericana
  • Irmão Julio Meirinhos, Grão-Mestre da Grande Loja de Portugal
  • Jaime Gutierrez Pozo, Past Grão-Mestre da Grande Loja do Equador
  • Jean Pierra Rollet, Grande Chanceler da Grande Loja Nacional Francesa
  • Eliphas Almeida, Represente da Grande Loja Nacional Francesa
  • Ronald Gonzalez, Grão-Mestre Adjunto da Grande Loja Simbólica do Paraguai
  • Excelentíssimo Senhor Geraldo Alckmin, Governador do Estado de São Paulo
  • Autoridades civis e militares.
  • Grão-Mestres de 26 Grandes Lojas Maçônicas do Brasil

Entre os vários temas abordados durante a XLIV Assembleia Geral Ordinária da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil – CMSB, o que predominou no documento final do encontro foi a campanha "Corrupção Nunca Mais" que as 27 Grandes Lojas Brasileiras vêm empreendendo em todo o Brasil.

Hoje ela é uma campanha que tem a adesão maciça da sociedade brasileira,

Veja, a seguir, na íntegra, o inteiro teor da Carta de São Paulo e sua ênfase à campanha de combate à corrupção:

 

CARTA DE SÃO PAULO

 

A Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil CMSB, instituição que congrega as Grandes Lojas Maçônicas de todos os Estados brasileiros e do Distrito Federal, reunida na XLIV Assembleia Geral Ordinária, no período de 09 a 13 de julho de 2015, em São Paulo/SP, atenta aos problemas que afetam a sociedade brasileira, fiel à vocação histórica da Ordem Maçônica e consciente de sua capacidade de contribuir no combate à corrupção e à impunidade, que se apresentam como dos mais perversos males da atualidade, torna público que: as Grandes Lojas Maçônicas do Brasil trabalharão, veemente e incansavelmente, no âmbito de suas jurisdições, em parceria com outras instituições da sociedade civil organizada, na busca da moralidade pública, da probidade administrativa e da ética na política; nesse sentido, destaca-se que o Projeto de Lei de iniciativa popular denominado “Corrupção Nunca Mais!”, lançado recentemente pelas Grandes Lojas Maçônicas brasileiras, cujo objetivo primordial é neutralizar a corrupção e erradicar a impunidade, contará com o empenho incondicional de todas as Grandes Lojas a fim de cumprir a etapa de coleta de assinaturas, para que seja o mesmo regularmente entregue à Câmara Federal visando sua conversão em lei; neste momento é necessário o engajamento dos cidadãos brasileiros nessa cruzada do bem, participando diretamente na campanha de coleta de assinaturas e, posteriormente, fazendo injunções perante os parlamentares; inobstante, apoia iniciativas de instituições e autoridades públicas voltadas à prevenção e punição de toda e qualquer conduta imprópria de agentes públicos e privados.

Por fim, torna-se imprescindível a plena adesão ao projeto "Corrupção Nunca Mais!", registrando-se votos de louvor às atividades judicantes desempenhadas pelo Juiz Sérgio Fernando Moro, aliadas às ações do Ministério Público e da Polícia Federal, de conhecimento público e notório, que vêm demonstrando combate efetivo, destemido e exemplar às práticas de corrupção, merecendo, por isso, apoio irrestrito da sociedade brasileira e em especial da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil. 

São Paulo (SP), em 13 de julho de 2015.

 

RONALDO FERNANDES Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica o Estado de São Paulo e Presidente da XLIV Assembleia Geral Ordinária da CMSB 

 

ETEVALDO BARCELOS FONTENELE PGM -  Secretário Geral

Assinam: 

Mário Lauro L. Santin - Acre 

Ivanildo Marinho Guedes - Alagoas

José Odair da F. Benjamin - Amapá

Élzio Duarte Alecrim - Amazonas

Jair Tércio Cunha Costa - Bahia

Juvenal Batista Amaral - Distrito Federal

Sílvio de Paiva Ribeiro - Ceará

Aídes Bertoldo da Silva - Espírito Santo

Adolfo Ribeiro Valadares - Goiás

Ubiratan João de Castro - Maranhão

Geraldo de Souza Macedo - Mato Grosso

Sebastião Nogueira Faria - Mato Grosso do Sul

Geraldo Eustáquio C. de Freitas - Minas Gerais

Wagner Spíndola de Ataíde - Pará

José Reinaldo C. de Sousa - Paraíba

Valdemar Kretschmer - Paraná

Dimas José de Carvalho - Pernambuco

Pedro Alexandre de C. Mota - Piauí

Luiz Zveiter – PGM - Rio de Janeiro

Roberto Di Sena - Rio Grande do Norte

Juscelino Moraes do Amaral - Rondônia

Lindberg Melo da Silva - Roraima

Wilson Filomeno – PGM - Santa Catarina

Silvio Clóvis Corbari – PGM - São Paulo

Jorge Henrique P. Prata - Sergipe

Izelmon de Sousa Barbosa - Tocantins

Abaixo, fotos do evento:

XLIV CMSB 1

XLIV CMSB Etevaldo

XLIV CMSB palco

XLIV CMSB Ronaldo

XLIV CMSB Grão-Mestres

 XLIV CMSB Secretários