www.cmsb.org.br

Switch to desktop Register Login

CMSB comemora seu Jubileu de Ouro

CMSB 50  anos

 No mês de julho de 2016 a CONFEDERAÇÃO DA MAÇONARIA SIMBÓLICA O BRASIL - C.M.S.B., comemora seus 50 anos de fundação - JUBILEU DE OURO.

 Para tanto,apresentamos um pouco de nossa história:

 Foi através da aprovação da tese apresentada pela Grande Loja do Ceará por ocasião da  XIII Mesa Redonda realizada na cidade do Rio de Janeiro, que ocorreu a fundação da CONFEDERAÇÃO DA MAÇONARIA SIMBÓLICA DO BRASIL – C.M.S.B., em 12 de novembro de 1965 e a devida instalação em julho de 1966, por ocasião da última Mesa Redonda, acontecida na cidade de São Paulo.

  Vale salientar que diversas discussões  e realizações advieram  nestes cinquenta anos, tais como, no ano de 1967, no Oriente de Fortaleza – CE, o debate na I Assembléia Geral da C.M.S.B.,  da “Participação dos Empregados nos Lucros da Empresa”. Em 1969, no Estado do Amazonas, abordou-se o Reconhecimento entre Potências Maçônicas.

  No ano de 1976, ocorreu a I Conferência de Grão-Mestres, em Brasília – DF, para inaugurar a Sede própria da Confederação.

  Em 1996, debateu-se sobre a Integração Sul-Americana - A Saída para o Pacífico, oportunidade em que a Confederação expediu documento às autoridades constituídas, apresentando sugestões para o processo de integração entre os países, o que hoje  constitui-se  em uma realidade.

  No ano de 2004, após árduo trabalho, a C.M.S.B. firmou o Tratado de Reconhecimento com o Supremo Conselho Internacional da Ordem DeMolay, oportunidade em que se iniciou o processo de fundação do SUPREMO CONSELHO DA ORDEM DEMOLAY PARA A REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, vinculado às Grandes Lojas do Brasil. 

 A  C.M.S.B. abordou, ainda, temas de ordens sociais, econômicos, políticos e culturais, participando ativamente desses problemas e contribuindo para o aprimoramento das Instituições brasileira, tais como: “O   voto    do analfabeto”, “O ensino gratuito no Brasil”, “A Anistia”, “A Assembléia Nacional Constituinte”, “O Sistema Parlamentarista”, “Reforma Agrária” , entre muitos outros.   

 Ante ao exposto, vislumbramos que todos os maçons das Grandes Lojas do Brasil, liderados pelos Sereníssimos Grão Mestres, devem dar o maior e melhor apoio à C.M.S.B. e encetar esforços para que continue no caminho que se propôs, reunindo-se anualmente para - além da confraternização - estudar e recomendar atitudes às Grandes Lojas.

 A Secretaria Geral, outorgou  à diversas Autoridades Maçônicas, por ocasião da XLV Assembleia Geral Ordinária da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil, realizada em Maceió - Alagoas, a COMENDA JUBILEU DE OURO, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à Instituição e à Maçonaria Universal.

Realizou-se, ainda, o lançamento do Selo alusivo ao evento.

 

Avante CMSB para mais 50 anos!

 
Grão-Mestres Alagoas

 

Comenda CMSB       

            Selo 50 anos     

    

Selo CMSB