51ª Assembleia Geral Ordinária da CMSB

A Assembleia Geral Ordinária da CMSB deste ano foi realizada em Florianópolis, SC, e teve mais de 700 participantes. Sua abertura, realizada no dia 13/07, no grandioso CentroSul, contou com a presença de comitivas de todas as Grandes Lojas que compõem a CMSB, bem como de Grandes Orientes da COMAB e do GOB, além de autoridades maçônicas da Flórida, França, Portugal, Equador, México e Paraguai. A abertura, que revelou e hasteou a nova bandeira da CMSB, de autoria do Irmão Valber Filho Menezes Gama, foi concluída com uma belíssima apresentação de balé da Escola Bolshoi Brasil.

Ainda, registrou-se no evento a presença do Secretário-Executivo da CMI, Geraldo Macedo; do Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho do Grau 33 do REAA da Maçonaria para a República Federativa do Brasil, Jorge Lins com sua comitiva; do Grande Mestre Nacional da Ordem DeMolay, Irmão Antônio Fortunato de Menezes Neto; da Suprema Deputada da Ordem Internacional das Filhas de Jó, Sobrinha Beatriz Vichiatto; e do Supremo Deputado da Grande Jurisdição Tocantins/Maranhão da Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas, Irmão Alexandre Modesto Braune.

Durante os três dias de trabalho, muitos assuntos foram apresentados, discutidos e deliberados pelos Grão-Mestres, relacionados a: ordens paramaçônicas, apoio às APAEs, combate às falsas maçonarias, permanência de crianças nas escolas, e conformidade com a LGPD. Paralelo a isso, uma programação voltada para os irmãos, com muitas palestras e debates; e outra para as cunhadas, com muito passeio e cultura.

Por fim, a assembleia decidiu pela sede da CMSB 2024, que será em Pernambuco; elegeu seu novo Secretário de Relações Exteriores, Lúcio Portela (MA); e realizou a investidura de diversos integrantes na Ordem do Mérito Maçônico “Mário Behring”, entre maçons e instituições, destacando-se a participação das senhoras Maria Christina e Maria Lúcia, bisnetas do patrono da Ordem e das Grandes Lojas brasileiras, Mário Behring, que participaram da investidura, recebendo a condecoração em nome de seu bisavô.

O evento foi fechado com chave de ouro num jantar temático da Oktoberfest, com direito a comidas típicas alemãs; rainha e princesas da Oktoberfest Blumenau; monges cervejeiros; e banda típica cantando em alemão.

A CMSB parabeniza a Grande Loja de Santa Catarina pela organização do maravilhoso evento, que acolheu a todos com muita fraternidade e calor humano, tornando nossas estadias em Florianópolis um grande prazer.