CMSB realiza sua 48ª Assembleia Geral Ordinária

Entre os dias 03 e 07 de julho ocorreu em Brasília a 48a Assembleia Geral Ordinária da CMSB – Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil – maior instituição maçônica do país, que reúne as 26 Grandes Lojas Estaduais e a do Distrito Federal, representando mais de 110 mil maçons do Brasil.

O evento ocorreu no Royal Tulip Alvorada, no coração de Brasília, às margens do Lago Paranoá e ao lado da residência oficial do Presidente da República. Contando com mais de 500 participantes, de todos os estados brasileiros e de diversos países, incluindo Estados Unidos, Inglaterra, França, Espanha, Portugal, Paraguai e Gabão, a solenidade de abertura teve por ápice uma palestra proferida por ninguém menos do que o Irmão maçom Hamilton Mourão, Vice-Presidente da República, que dissertou sobre a conjuntura geopolítica em que o Brasil está inserido, suas ameaças e oportunidades internas e externas, e as perspectivas para o futuro.

Os dois dias seguintes de evento foram de muito trabalho, tanto para os Grão-Mestres, em assembleia, quanto para seus Grandes Secretários de Relações Exteriores, em seminários avaliativos dos cenários maçônicos doméstico e internacional. Paralelo a isso, a comissão organizadora inovou, ao proporcionar ciclos de palestras às cunhadas e aos irmãos participantes. O primeiro, de interesse geral, foi relativo a temas como depressão, mobilidade urbana e corrupção. O segundo, voltado para o público maçônico, objetivava a administração maçônica, envolvendo gestão de pessoas, gestão financeira, gestão de tecnologia de informação, gestão de projetos e gestão estratégica. E o terceiro ciclo, voltado a pesquisas acadêmico-científicas relacionadas à Maçonaria, abordou áreas como EaD, Museologia, Filosofia e Comportamento Organizacional.

Na assembleia dos Grão-Mestres, estreando o sistema de voto eletrônico, os trabalhos foram conduzidos pelo Sereníssimo Irmão Armando Assumpção, da Grande Loja Maçônica do Distrito Federal – GLMDF. Foram aprovados: a recomendação de um novo manual de paramentos e joias; o projeto “Maçonaria do Futuro: Gestão Maçônica”; a criação de um grupo para consolidar trabalhos de EaD; o reconhecimento dos Shriners como entidade paramaçônica; a doação de valor à Grande Loja do Estado de São Paulo (GLESP) para projeto de marco maçônico no Parque da Independência; o relatório anual do Secretário-Geral, o relatório do Conselho Fiscal, e a proposta orçamentária para o exercício seguinte; e o tema para a Assembleia Geral de 2020, de “Educação Maçônica”, a ser realizada em Aracajú. Por fim, os Grão-Mestres elegeram, por unanimidade, o Irmão Cassiano Teixeira de Morais, Past Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Distrito Federal, como novo Secretário-Geral da CMSB, e para seu Adjunto o Irmão Geraldo Eustáquio Coelho de Freitas, Past Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais.

Já no Seminário de Relações Exteriores, debateu-se sobre a celeuma entre Grande Loja Regular da Itália e o Grande Oriente da Itália, bem como a questão similar entre as duas Grandes Lojas Simbólicas do Paraguai, além da frágil situação envolvendo a Venezuela e o amparo aos irmãos daquele país. A participação brasileira na Confederação Maçônica Interamericana e na Conferência Mundial de Grandes Lojas Regulares também foi discutida e sugeriu-se ferramentas colaborativas, como boletins e cadastros, que colaborem para a eficiência das relações exteriores.

O último dia de evento teve início logo pela manhã, com as palestras magnas. Armindo Azevedo, Grão-Mestre da Grande Loja Legal/Regular de Portugal, palestrou sobre o panorama e o futuro da Maçonaria na Europa. Representando o Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho do Grau 33 do REAA da Maçonaria para a República Federativa do Brasil, Irmão Jorge Lins, o Irmão Manif Antônio Torres Julio proferiu palestra sobre a história e as perspectivas para o REAA no Brasil. Em seguida, foi a vez do Irmão Paulo Henrique de Ataíde Pereira, Grande Mestre Nacional do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil – SCODRFB – tratar sobre a diferença de gerações e o ingresso de Seniores DeMolays na maçonaria brasileira. E por fim, o Grão-Mestre da Grande Loja da Espanha e Secretário-Geral da Conferência Mundial das Grandes Lojas Regulares, Irmão Oscar de Alfonso Ortega, explanou sobre as perspectivas para a maçonaria mundial, anunciando os dez brasileiros dentre os trinta e cinco que passam a compor a equipe da conferência mundial, que ocorrerá em Israel no próximo ano.

Durante a tarde, os irmãos dirigiram-se ao Centro de Liderança DeMolay, sede do SCODRFB, para a inauguração de seu Museu, seguindo para a Grande Loja Maçônica do Distrito Federal, para presenciar a iniciação de novos nobres na Ordem Internacional dos Shriners, realizada pelo Almas Brasília Shriners Clube, filiado ao Almas Temple, de Washington, DC.

Assim, os três dias de intenso trabalho e dedicação à causa da Sublime Ordem foram concluídos com a badalada festa de encerramento da 48a Assembleia Geral da CMSB, regada a muitos abraços, sorrisos e gratidão pelos dias de confraternização e aprendizagem que todos tiveram com tão profícuo evento. A festa também foi marcada pela entrega da bandeira da CMSB, transportada por drone, à Grande Loja Maçônica do Estado de Sergipe, anfitriã da próxima assembleia.

No domingo, as comitivas despediram-se contentes e satisfeitas, com a certeza do reencontro na próxima edição do evento, entre os dias 08 e 12 de julho de 2020, em Aracajú, quando da 49a. Assembleia Geral Ordinária da CMSB. Inclusive, o website do evento já está disponível: cmsb2020.com

Learn more about how long Viagra in Quelle.