Desastre de Brumadinho – Informe 01 da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais

  1. Com o objetivo de apurar as reais situações e necessidades, buscamos informações junto aos Irmãos locais, autoridades que estão atuando no caso e socorristas/voluntários da nossa relação pessoal e profissional que também estão envolvidos.
  2. Os levantamentos até agora realizados, dão conta de que a consequência mais grave será, lamentavelmente, um grande número de óbitos.
  3. As situações de desabastecimento, seja de água, alimento ou outras necessidades não foram claramente configuradas até o momento. Por certo, as diversas campanhas já noticiadas por várias Instituições e corporações, estão suprindo as demandas e, assim, dispensam urgência, até para se evitar os desperdícios observados na experiência de Mariana.
  4. Neste momento, a doação de sangue perante o Hemominas é a iniciativa que recomendamos e solicitamos.
  5. A Loja União Brumadinense avalia que será demanda da Hospitalaria pedidos diversos de auxilio nos dias vindouros, sejam enterros, auxílios burocráticos, remédios etc. Para atender estas demandas importantes e que trazem um forte sentimento de conforto às vítimas ou parentes de vítimas fatais, doações de dinheiro serão mais efetivas. Para tanto, no próximo “informe” indicaremos dados bancários para remessa de numerários que forem arrecadados pelas Lojas que farão campanhas neste sentido.
  6. Outra iniciativa cabível nesta oportunidade é o apoio emocional às famílias que se encontram com entes desaparecidos, orientando-os a se reportarem ao posto de atendimento instalado no HPS João XXIII e IML, fornecendo material fotográfico, documentos e informações destinadas à identificação do familiar procurado.
  7. Novas informações e solicitação de ações serão objeto de novos “informes”

Adalberto Lauar
Secretário de Articulação e Gestão da Informação

Sérvio Pontes
Secretário de Meio Ambiente

Edilson de Oliveira
Grão-Mestre