Últimas Notícias:

UNIFICAÇÃO DA ORDEM DeMOLAY

20 de novembro de 2019
Norton (GM – GLMERS), Greg (DI), Cassiano (CMSB) e Edilson (GLMMG)

No dia 04/11, por esforços realizados pelas lideranças da CMSB, do GOB e da COMAB, o SCODRFB e o SCODB, representados por seus Grandes Mestres Nacionais, Edgley Lívio Bezerra da Silva e Guilherme de Castro Couto Santos, respectivamente, retornaram à mesa de negociações em prol da unificação da Ordem DeMolay brasileira, dividida há 15 anos.
A CMSB esteve representada pelo seu Secretário-Geral, Irmão Cassiano Teixeira de Morais, e pelo Presidente de sua última Assembleia, Grão-Mestre Armando Assumpção. O GOB, anfitrião da reunião, foi representado por seu Grão-Mestre Geral, Irmão Múcio Bonifácio Guimarães.
O processo de unificação vinha evoluindo nos últimos anos, culminando no chamado Protocolo de Intenções, assinado pelas partes em 30 de abril deste ano, e que havia contado com a chancela de CMSB, GOB e COMAB. Após a assinatura do referido protocolo, as lideranças maçônicas deram espaço para que as lideranças adultas da Ordem DeMolay concluíssem os detalhes do processo de unificação. Entretanto, todos foram surpreendidos quando as partes anunciaram o rompimento do protocolo, e consequentemente do processo de unificação. E isso levou a maçonaria regular brasileira a se unir novamente em prol dessa causa.
Cientes da história do Secretário-Geral da CMSB, Irmão Cassiano, na Ordem DeMolay, o Grão-Mestre Geral do GOB, Irmão Múcio, e o Presidente da COMAB, Irmão Ademir, indicaram-no para representá-los como intermediador. E, sem medir esforços para colaborar nesse processo, o Irmão Cassiano fez questão de atuar junto das lideranças estaduais, nacionais e internacionais da Ordem DeMolay.
Então, depois de cinco dias de negociações, neste último 09/11, apenas um dia após o compromisso anual Chevalier, que este ano observou os 60 anos de um mundo sem Frank Sherman Land, os dois Supremos Conselhos publicaram uma nota conjunta anunciando a unificação da Ordem DeMolay brasileira. Coincidentemente, nesta mesma data, 09/11, há 30 anos, o Muro de Berlim era derrubado.
Parabéns a todos os DeMolays e maçons envolvidos. A CMSB tem muito orgulho de ter dado sua contribuição para o êxito dessa história.